Você sabe o que é Matriarcado?

RELab Criativo
2 min readAug 8, 2020

A figura feminina na Pré-História tinha um enorme peso nas sociedades de todo o mundo. Eram sociedades matricêntricas, pois a mulher não dominava mas as sociedades eram centradas nela por causa da fertilidade.

O Matriarcado foi uma instituição fundamental nas sociedades primitivas, nas. aldeias indígenas e se mantém ainda hoje entre povos tão diversos como os Minangkabau que vivem no oeste de Sumatra, na Indonésia, e são compostos por 4 milhões de pessoas – a maior sociedade matriarcal do mundo; o povo Bribri no cantão de Talamanca, na província de Limon na Costa Rica; o povo Nagovisi que vive em uma ilha a oeste de Nova Guiné; Akan é uma população maioritária de Gana; os Khasi vivem no nordeste da Índia e contam com certa de 1 milhão de pessoas, o povo Mosuo vive perto da fronteira do Tibete, e talvez seja a sociedade mais matrilinear do planeta! E as Icamiabas (do tupi i+kama+îaba, significando “peito partido”) é a designação genérica dada a indígenas do norte do Brasil que formavam uma tribo de mulheres guerreiras e que não aceitavam a presença masculina. Compunham uma sociedade matriarcal, caracterizada por mulheres guerreiras sem homens. As indígenas foram, nomeadas “Amazonas”, por exploradores espanhóis em referência às guerreiras da mitologia grega. A floresta, o rio e o estado do Amazonas foram dados em homenagem a essas mulheres indígenas.

Nas sociedades matriarcais é praticada geralmente a horticultura ou uma agricultura de tipo familiar autossustentável.

Economicamente, sociedades matriarcais não passam riquezas através de linhas paternas. Em vez disso, eles compartilham e o matriarca do grupo é responsável pela distribuição de recursos entre o clã. Socialmente, esses grupos colocam a maternidade no centro – mesmo os homens abraçam o que significa ser mãe. As crianças são criadas coletivamente por grupos matriarcais, como se todos ali fossem sua mãe e pai.

Mulheres não são excluídas da política em sociedades matriarcais, em vez disso homens e mulheres tomam coletivamente decisões que afetam o grupo. E culturalmente, esses grupos adoram divindades femininas, e veem o mundo natural como feminino.

No mundo há registros de mais de 150 sociedades matrilineares, aquelas nas quais o sistema de parentesco segue a linha materna de um indivíduo.

O matriarcado, não é o simples rebaixamento do patriarcado, ou seja, a dominação de um sexo sobre o outro, mas uma cultura de equilíbrio e balanceamento dos papéis de gênero nas sociedades. Então é possível construir comunidades cercando valores maternais que são baseados em necessidade, em vez de em poder e dominância!

Coluna Comunicação, Design, Inclusão e Sustentabilidade: Luiza Tamashiro.

.

.

.

#PraTodosVerem: Imagem com fundo bege. Na parte superior no canto esquerdo escrito em branco #blogdarelab. Abaixo escrito em branco a frente de uma linha vertical branca “Você sabe o que é matriarcado? Colunista Luiza Tamashiro”.

--

--

RELab Criativo

Centro de pesquisa educacional 〰️Design Universal e Moda Plural 〰️REssignificando sustentabilidade e acessibilidade